Luiz Cláudio Freire de Souza França para Leigos

14 14 FIGURA 5. Exemplar da espé especialmentecie Bothrops pubescens. CIT-RS, Composiçãeste do Veneno O veneno botrópico é constituído por várias substâncias, tais saiba como enzimas, peptídeos e proteínas do baixo peso molecular. Cerca do 90% do peso seco do veneno botrópico é composto por proteínas (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009; SAKATE, 2008), compreendendo Enorme variedade por enzimas, toxinas não-enzimáticas e proteínas não-tóxicas. As frações nãeste proté especialmenteicas são representadas por carboidratos, lipídeos, metais (frequentemente na forma do glicoproteínas e enzimas metaloprotfoiicas), aminas biogênicas, nucleotídeos e aminoácidos livres.

..] este diamante antes do ser lapidado... porque o diamante só é alguma coisa depois dele ser lapidado. Aí é qual ele vai brilhar[...] contudo este sertão é puro, tãeste puro quanto o diamante antes do seu manejorefregatráfego[...]"

18 Sinais Clínicos A gravidade do envenenamento depende do vários fatores, saiba como sensibilidade do animal ao veneno, quantidade do veneno inoculada, local da picada e do tempo decorrido do acidente ao tratamento. (FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; BERROCAL et. al., 1998; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2004; SAKATE, 2008). A reaçãeste local é rápida, intensa e pode ser evidenciada duas horas após o acidente (SCHVARTSMAN, 1985). Dois pontos de inoculaçãeste hemorrágicos podem possibilitar manter-se presentes pelo local da picada, porém nem sempre podem possibilitar ser identificáveis ou, ainda, podem possibilitar se apresentar saiba como uma única perfuração, ou saiba como uma arranhadura. A presença do sangramento pelo ponto por inoculaçãeste é frequentemente observada, porfoim a sua própria presença nunca em algum momento indica comprometimento sistêmico (FRANÇA e MÁLAQUE; FERREIRA JR e BARRAVIERA, 2004; FONTEQUE, BARROS FILHO e SAKATE, 2001). Este primeiro sinal clínico do acidente ofídico botrópico a se manifestar é este edema intenso no local da picada, a ser o caracteristicamente firme, usando tonalidade violácea em decorrência do sangramento subcutâneo (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009), e sua própria intensidade é diretamente proporcional ao tempo transcorrido desde a inoculaçãeste.

26 26 3 MATERIAIS E MÉTODOS ESTES dados usados no presente produção foram coletados junto ao banco do dados do CIT-RS. Foram analisados vinte e quatro registros de casos por acidente botrópico envolvendo cães, ocorridos no estado do Rio Colossal do Sul, em este ano por 2014, atendidos pelo CIT- RS. 3.1 Este Centro por Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul O Centro de Informação Toxicológica do Rio Colossal do Sul foi lacaio em agosto do 1976 utilizando uma proposta de prestar assessoria e orientação frente à ocorrência do acidentes tóxicos no Rio Enorme do Sul. Possui por objetivo primário prestar assessoria e orientaçãeste frente a acidentes tóxicos, em caráter de emergência e em regime por plantãeste permanente (24 horas/POR DIA) a profissionais por saúpor de que viabilizam e otimizam este atendimento, diagnóstico e tratamento do pacientes vitimados por exposições químicas em global, incluíDE as exposições por substâncias potencialmente tóxicas, contaminação por pesticidas agrícolas ou domé especialmentesticos, substâncias químicas do uso domé especialmentestico ou industrial, plantas tóxicas, Seres vivos peçonhentos, medicamentos de uso humano ou animal, drogas lícitas e ilícitas ou qualquer outro agente potencialmente tóxico.

A necrose, usualmente, é limitada ao tecido subcutâneo, mas pode comprometer estruturas mais profundas saiba como tendões, músculos e ossos. Este período de residência é variável, na maioria dos quadros, ocorre a partir do segundo dia após o acidente. A intensidade e a extensão da necrose estãeste fortemente relacionados ao uso do torniquete e, provavelmente, à demora entre este acidente e este terapia soroterápico específico. Em casos extremos É possibilitado a ser necessária a amputaçãeste do membro acometido (FRANÇA e MÁLAQUE, 2009) Complicações sistêmicas Nos acidentes Ainda mais graves, o animal pode apresentar sangramentos à distância, hemorragias subcutâneas, intracavitárias e intracranianas; nesses casos, a anemia é bastante evidente. As alterações hemodinâmicas podem possibilitar culminar em IRA e choque hipovolêmico, a ser este último causado, basicamente, pelo sangramento instalado, liberaçãeste do aminas vasoativas

Embora a literatura veterinária mesmo que escassa em relação ao assunto discorrido nos textos acima, vale ressaltar que a literatura mé especialmentedica é bastante ampla, fornecendo informações específicas em relaçãeste às condutas frente ao acidente ofídico botrópico. Logo, é interessante de que o caminho inverso da experimentaçãeste científica mesmo que exercitado, onde a medicina veterinária aplique os conhecimentos adquiridos através medicina humana frente ao manejo do paciente acidentado, para qual menos animais percam AS SUAS vidas em funçãeste do acidente ofídico botrópico.

Todo animal tratado deve ser observado por, no mínimo, 48 horas, para observaçãeste da evolução dos sinais clínicos e seu possível retorno nos quadros em qual a quantidade do soro administrada tenha sido insuficiente para neutralizar este veneno inoculado (BICUDO, 2009).

As informações deste sitio são postadas integralmente pelos utilizadores. É importante dizer de que é possível que ESTES dados estejam desatualizados ou incorretos, a ser assim, este Vagalume exime-se por qualquer responsabilidade A cerca de as informações publicadas.Caso haja interesse em remover ou alterar alguma informação, entre em contato conosco.

Os livros da Coleção Lar do Saber apostam em temas fundamentais da história do pensamento ocidental, seguindo os mesmos princípios que orientam os encontros da Lar, privilegiando este saber rigoroso transmitido por grandes mestres em linguagem clara e envolvente.

Presta informações específicas à comunidade leiga em relação à prevençãeste, primeiros socorros e medidas ou manobras qual possam minimizar o efeito por qualquer exposição a um agente tóxico, até o atendimento por 1 profissional do saúdo, através de uma equipe multidisciplinar por profissionais, composta por médicos, mfoidicos veterinários, químicos, farmacêuticos, biólogos, bibliotecários, professores, administradores e estudantes das diversas áreas biomé especialmentedicas e de documentaçãeste (CIT, 2015). A partir de 2003, este serviço dispõe do um sistema este CITonline. Atualmente, essa base do dados por Saber toxicológica conta com cerca do 700 monografias técnicas, substâncias mais informações tóxicas, suplementos comerciais, e centenas do nomes populares de animais peçonhentos e plantas tóxicas. Utilizada a partir de 2003, a base do dados vigente presta apoio à decisão mfoidica, cobrindo cerca por 90% da demanda apresentada (CENTRO Do INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA DO RIO GRANDE DO SUL, 2005).

An unhandled exception was generated during the execution of the current web request. Information regarding the origin and location of the exception can be identified using the exception stack trace below. Stack Trace:

The semaphore timeout period has expired Description: An unhandled exception occurred during the execution of the current web request. Please review the stack trace for more information about the error and where it originated in the code.

Rádio Colorada Your browser does not support the audio element. Programaçãeste musical no ar

, 2009). Cerca do 75% Destes quadros ocorreram na zona rural, e esse fato está descrito em literatura (RIBEIRO, 2012). O autor relata que esse fato ocorre devido ao comportamento exploratório de que ESTES caninos contêm, aliado a maior concentração do agentes do gênero Bothrops em regiões Ainda mais afastadas por grandes centros. Todavia, utilizando o avanço desordenado DE cidades Acerca zonas menos populosas, o aparecimento do ofídios do gênero Bothrops possui se tornado comum em periferias (DALLEGRAVE & SEBBEN, 2008), e os casos tem sido registrados até mesmo em regiões bastante populosas, tais como a regiãeste metropolitana de Porto Alegre. Somente em 2014, observou-se a ocorrência de 13 quadros na região metropolitana da capital gaúcha, qual perfaz cerca do 54% dos quadros registrados em todo o estado. A Bastante maioria dos casos acometeu a região do cabeça e focinho. Isso se deve, provavelmente, ao comportamento por curiosidade dos cães, de que buscam farejar todos ESTES ambientes explorados. Ao encontrarem 1 animal peçonhento, procuram coletá-los usando a boca. É importante de que se ressalte a possibilidade por complicaçãeste decorrente da picada por

Lindas as letras do músicas sãeste propriedade Destes seus respectivos autores e divulgadas somente de modo a fins educacionais.All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics are provided for educational purposes only.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *